Acompanhar a transformação digital é inevitável. Mas saberemos lidar com ela? Enquanto lemos este artigo, estão a acontecer milhares de transformações à nossa volta. Na verdade, se refletirmos sobre nós mesmos, por quantas mudanças passámos no último ano? E ao longo da vida?

Há mudanças simples, que requerem um tempo de habituação relativamente reduzido, como mudar o percurso para o trabalho, trocar telemóvel ou lidar com a mudança de estação do ano. Mas, há outras muito mais significativas, como trocar de emprego, mudar de cidade ou até de país… E estas transformações podem demorar anos a serem assimiladas pelo nosso cérebro.

O tempo que levamos a lidar com mudanças pode variar significativamente e depende de um conjunto de fatores individuais e contextuais. Pode, ainda, ser acelerado ou retardado através do suporte social, acesso à informação, aptidão ou resiliência.

Embora possa demorar mais ou menos tempo, a capacidade do ser humano de se adaptar e aprender a lidar com novas situações é uma das principais características da nossa inteligência e flexibilidade cognitiva. Por isso, lidar com a mudança faz parte do nosso ADN.

Como podem as empresas garantir uma transformação digital suave e disruptiva?

axians-transformacao-digital-1Imagine agora tudo isto, mas a larga escala, por exemplo, no mundo corporativo.

Partindo do pressuposto que as mudanças acontecem a toda a hora e de uma forma cada vez mais rápida, como conseguem as Organizações lidar com os estímulos aos quais estão expostas? Como pode uma empresa acompanhar a evolução da sua envolvente e os desafios da transformação digital, sem perder competitividade e mantendo a performance e motivação dos seus colaboradores?

E mais, como pode implementar transformações complexas garantindo uma transição digital suave, mas, ao mesmo tempo, disruptiva?

A resposta é simples: garantindo que o capital humano – a essência de todas as Organizações – entende o valor da transformação, é preparado para lidar com aquilo que é novo e diferente e, por isso, decide mudar através de uma transição planeada, estruturada e, sobretudo, transparente.

A Mudança é a alavanca que permite a evolução das Pessoas.

Resistir à transformação digital e falhar são uma opção?

A resistência é uma reação natural a qualquer Mudança. Resistimos porque somos humanos. Porque receamos o que é novo, ou porque não queremos sair da nossa zona de conforto. Resistimos porque sentimos, a dado momento, que não somos capazes de acompanhar o ritmo da mudança. Resistimos porque não temos informação suficiente ou porque, muitas vezes, a mudança nos é imposta.

Resistir é uma reação válida à mudança, principalmente se não fizermos parte dela. E, é esta resistência que dita o fracasso de qualquer transformação (seja digital, ou não).

Mas, da mesma forma que resistir é natural, abraçar a mudança também o pode ser. E, para isso, basta que a mudança seja colaborativa, inclusiva e acima de tudo empática.

Como garantir a adesão à transformação digital?

Perante estes sinais de resistência corporativa nasce a Gestão da Mudança. O objetivo é garantir que todas as transformações (de maior ou menor dimensão) são implementadas com o mínimo de impacto nas pessoas, através do seu envolvimento.

Se optarmos por geri-la ao invés de a impor, estamos a preferir compreender a mudança dentro da Organização. No fundo, garantimos que envolvemos atempadamente todas as pessoas na mudança, fornecendo-lhes o suporte que elas necessitam para passar de um “estado atual” para um “estado desejado”.

Gerir a mudança aumenta a probabilidade de sucesso de eventos de transição ou transformação digital e incrementa, ainda, o sentido de pertença das pessoas à organização.

Leading Change: como gerimos o lado humano da transformação digital?

change-management-axians-transformacao-digital-1A Axians desenvolveu nos últimos anos uma abordagem de Gestão da Mudança estruturada e baseada na metodologia Prosci® (entidade de referência a nível mundial em Change Management) para impulsionar o sucesso das transformações organizacionais. Esta abordagem “human-centric”, foca-se no envolvimento de líderes, gestores funcionais, equipas técnicas, operacionais e todos aqueles que sejam impactados pela mudança a adotar (transição digital, por exemplo).

Desta forma, e sabendo que as pessoas são o elemento-chave na operacionalização de qualquer transformação, a aplicação eficaz e atempada de métodos adequados de Gestão da Mudança permite identificar riscos e focos de resistência num estágio, ainda, inicial.

Através das soluções de suporte à transformação digital, ouvimos, entendemos e, em consequência, comunicamos, capacitamos e transformamos.

A transformação digital é um processo, tal como a metamorfose de uma borboleta?

borboleta-axians-transformacao-digital-1A framework Leading Change existe para potenciar e acelerar o progresso dos nossos clientes: gerimos a mudança de forma eficaz para garantir a adoção e aceitação da transformação, promovendo a capacidade de mudança efetiva das pessoas.

Através das várias etapas e fases previstas nesta framework é possível:

  1.  Identificar a necessidade da mudança: análise das tendências do mercado para determinada área, avaliação dos riscos e oportunidades, entendimento da cultura organizacional;
  2. Planear a mudança: recolha e análise de informação interna para o desenvolvimento e execução de um plano de mudança estruturado e adaptado;
  3. Avaliar o impacto: avaliação gradual, cíclica e ágil da mudança na entidade e nas suas pessoas.
  4. Reforçar a mudança: garantir que a transformação está integrada na cultura e nos processos da Organização, sendo agora parte da rotina.

Como capacitar e envolver as pessoas na transformação digital

Conscientes de que a mudança deve ser gerida de uma forma eficiente, a capacitação e o envolvimento dos colaboradores torna-se essencial. Em detrimento dos processos tradicionais rígidos, que transmitiam a ideia de imposição da mudança, optamos por metodologias ágeis, disruptivas e eficazes.

Os modelos de capacitação híbridos são uma das tendências a seguir. As opções digitais como eLearning, realidade virtual e metaverso estão a ser cada vez mais requisitadas, além das formações práticas presenciais que, em muitas Organizações, continuam a ser essenciais.

Uma vez que os conteúdos digitais estão disponíveis 24/7, o colaborador pode definir o seu próprio percurso de aprendizagem no tempo que desejar. Note que, se todos os conteúdos estiverem integrados numa plataforma LMS (Learning Management System), também as Organizações conseguem recolher dados sobre a efetividade das ações de capacitação e, em consequência, da evolução da maturidade para a mudança.

Com a Axians, a sua transformação digital começa agora

consultoria-axians-transformacao-digital-1Na Axians não só gerimos a mudança, apoiando as Organizações, como lhes damos autonomia e ferramentas para que continuem a ser competitivas, antecipando e adaptando-se aos desafios da transformação e transição digital.

O plano de mudança inclui iniciativas de comunicação e formação que potenciam a transformação de mindsets. E este é o nosso grande objetivo: apoiar pequenas mudanças individuais para concretizar as grandes mudanças organizacionais.

Ao dotar as Organizações de competências intrínsecas que permitam abraçar o futuro, garantimos que não perdemos durante o processo o único recurso fundamental para mudar: as nossas pessoas.

Preparado para iniciar a transformação digital?

 

 

Autores:

soraia barros

Soraia Barros

  • Change Lead @ Axians
  • 5 anos de experiência em Gestão da Mudança, Prosci Certified

“Apoio as Organizações a estabelecer uma visão de futuro disruptiva, competitiva e sobretudo inclusiva. A minha missão é contribuir para o sucesso da mudança corporativa, garantindo o envolvimento e a preparação de todas as pessoas através de estratégias de comunicação e capacitação adequadas.”

 

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João Pio

  •  Associate Manager @ Axians
  • 12 anos de experiência na área da Formação / Gestão da Mudança

“Ajudo o setor corporativo a lidar com a necessidade de adaptação constante das suas estratégias de Comunicação e de Formação, de forma a manterem-se atualizados e competitivos num mundo em constante mudança. “