“Devemos atribuir aos dados a devida relevância que possuem nos processos de tomada de decisão nas Organizações, que, independentemente da sua dimensão, não devem ficar excluídas desta jornada.”

 

Já muito foi dito e escrito sobre a importância dos dados e da informação que deles podemos extrair. Vivemos numa era de informação onde o produto dos processos de negócio e das atividades das Organizações e indivíduos gera dados, muitos dados, díspares e sem correlação aparente, de distintos formatos e sob cadências particulares.

Uma solução de Business Intelligence / Business Analytics é, portanto, um caminho natural para as Organizações que pretendem, de algum modo, extrair o máximo de informação útil e acionável dos seus dados. Este caminho deve seguir a tradicional abordagem que contempla a extração dos dados, a sua ingestão num repositório no qual são aplicadas transformações que os revestem de significado, garantindo a semântica do negócio, em que no final deste processo (maioritariamente de cariz tecnológico) existem visualizações e relatórios que condensam e sintetizam a informação pertinente, não só para suporte à gestão e operação do negócio, mas também como indicadores de tendências, possíveis caminhos que suportem o processo de tomada de decisão a todos os níveis – operacional, tático, estratégico – assegurando o sucesso, competitividade e resiliência das Organizações.

Existem fatores que podem funcionar de modo dissuasor ou revestir estas iniciativas de um cariz de menor urgência ou prioridade face a outras necessidades de investimento na Organização, nomeadamente o desconhecimento ou falta de clarividência do caminho a enveredar, a indecisão de como começar, muitas vezes sob a forma de analysis paralysis, que condicionam a implementação destas soluções.

Nos casos onde já existe conhecimento claro desta jornada, mas ainda não foram dados passos concretos para a sua implementação, encontramos questões adicionais relacionadas com o grau de expertise que é necessário garantir para estas iniciativas. Este conhecimento específico, que pode residir no seio da Organização ou ser contratado a parceiros, terá de existir em todas as fases do processo – desenho, implementação, operação e manutenção das plataformas tecnológicas.

O custo particularmente elevado que esta expertise exige, devido à especialização técnica e experiência que deve comportar, juntamente com investimentos iniciais sob a forma de hardware, serviços, componentes, subscrições, licenciamento, etc. podem condicionar e/ou adiar a efetivação destes projetos.

Mas este caminho tem de ser devidamente planeado e suportado por mecanismos robustos para assegurar a sua correta e atempada execução. Este planeamento deve assegurar uma definição de objetivos realistas e incrementais e fundamentar-se num conhecimento claro sobre as dinâmicas e processos de negócio específicos da Organização.

Enveredar neste tipo de projetos sem esta base sólida irá unicamente contribuir para o desenvolvimento de iniciativas cujos resultados e investimentos ficarão muito enviesados das estimativas iniciais. No entretanto, e no meio de iniciativas mal sucedidas, os dados continuam a existir, a ser produzidos em larga escala, e o conhecimento potencial que se pode extrair dos mesmos continua por explorar.

 

blog_bodycopy

 

Idealmente a resposta a este desafio assentaria numa solução chave-na-mão, na qual toda a complexidade da sua implementação e manutenção seria assegurada por um parceiro com a experiência e valências técnicas adequadas, e que disponibilizaria o que é mais importante no imediato, ou seja, Reports e Dashboards operacionais e de negócio, de um modo controlado e previsível, garantindo a integração de uma solução de Business Intelligence / Business Analytics na Organização de uma maneira transparente.

A Axians tem essa solução, assente num modelo financeiro previsível, numa ótica de serviço plenamente customizável e adaptado às necessidades de qualquer Organização, independentemente do vertical onde atuem. No modelo de serviço incorporado nesta solução o cliente tem acesso a estes Reports e Dashboards, sem ter de se preocupar com toda a infraestrutura e expertise necessária para a sua construção, operação e manutenção.

A nossa solução DaaS – Dashboard as a Service é transversal ao ciclo de vida dos dados numa ótica de Business Intelligence / Business Analytics, abrangendo desde a fase de ingestão, transformação e modelação que desagua num Enterprise Data Warehouse, o qual é consumido diretamente através de visualizações personalizadas que condensam toda a riqueza da informação pertinente para o negócio.

Todo este processo encontra-se sob a alçada de uma Framework de Data Governance, a qual assegura toda a segurança e garantia de conformidade do ciclo de vida dos dados, desde o seu armazenamento, manipulação e eliminação, incluindo todos os meta dados derivados.

Esta solução irá permitir à Organização alcançar uma visão mais abrangente e concreta do estado do negócio, melhorar a eficácia e eficiência dos seus processos de negócio e alavancar novas oportunidades, até aí dissimuladas sob a miríade de dados não devidamente tratados.

Uma análise e perfilagem iniciais permitem definir objetivos muitos concretos no que concerne às fontes de dados a contemplar, as métricas e os KPIs a figurarem nas visualizações pretendidas.

O serviço assenta numa componente inicial de investimento que engloba o aprovisionamento e configuração da plataforma, e um contrato mensal que assegura a operação, gestão e suporte da mesma.

Não se trata de uma solução estanque ou monolítica, dado que ao longo do ciclo de vida do projeto, em qualquer momento podem ser adicionados componentes, ajustada a capacidade, integradas novas métricas e KPIs, desenvolvidos e disponibilizados novos Reports e Dashboards, através de um catálogo de serviços disponível.

Tudo isto de uma maneira transparente, gerido e apresentado como um serviço.