Os vencedores da 9.ª edição dos Portugal Digital Awards® foram revelados esta quarta-feira, numa iniciativa da Axians e da IDC que visa distinguir os projetos e as melhores práticas de transformação digital em Portugal. Das 340 candidaturas avaliadas por um painel de 15 jurados, 19 saíram vencedoras dos prémios que se desdobram em três categorias principais: Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards.
Entre os destaques desta edição e no campo dos Digital Grand Awards, Maria José Campos, administradora do Millennium bcp, foi distinguida como Best Digital Leader, reconhecida como a personalidade mais influente na transformação digital em Portugal.
Considerado o melhor entre os melhores, o Power Electronic Box, Horse Aveiro foi considerado o projeto de transformação digital com maior impacto, tendo sido distinguido com o prémio Best Digital Transformation Project.
Carmo Palma, managing director na Axians Portugal, afirma que “os Portugal Digital Awards são uma plataforma de excelência para o merecido reconhecimento e promoção do valor que se desenvolve em Portugal. Este ano, voltámos a receber muitos projetos de grande qualidade e diferenciação, o que nos deixou extremamente satisfeitos. Na escolha dos vencedores foram privilegiados os projetos com maior impacto na organização e na sociedade, assim como o seu caráter inovador.”
Gabriel Coimbra, Group vice president e country manager da IDC Portugal, destaca que “este foi a melhor edição de sempre em termos de quantidade e qualidade. Recebemos quase 340 candidaturas de projetos muito interessantes vindos de todos os setores da economia, e selecionamos 47 finalistas, todos projetos muito sofisticados em termos tecnológicos com impacto muito significativo no negócio. Ao longo destes nove anos recebemos quase 2.000 candidaturas, o que é uma prova clara do dinamismo e investimento das organizações públicas e privadas, nacionais, em tecnologia de forma a tornarem os seus negócios mais competitivos”.
VENCEDORES DOS PORTUGAL DIGITAL AWARDS® 2024
Digital Transformation Awards
Best Future of Intelligence Project, melhor projeto relacionado com analytics, big data e data monetization:
Infoassets, E-REDES. O projeto tem como principal objetivo a recolha de dados fundamentais para a exploração da rede elétrica aérea de baixa tensão (BT), como geolocalização e caraterização de apoios, condutores e aparelhagem, topologia da rede, identificação de pontos e condições de ligação à rede. Este projeto colmata uma lacuna significativa no sistema de informação geográfica e cadastro contabilístico da empresa. No passado, estes dados eram obtidos através de equipas de técnicos no terreno, com custos e tempos de execução elevados. No infoassets, optou-se pela utilização de inteligência avançada/computer vision para processamento de imagens da rede elétrica de baixa tensão (BT), recolhidas pela rede viária, bem como imagens de satélite, para confirmação de coordenadas geográficas e traçado destas redes. Os resultados obtidos em pilotos e recentemente em roll out demonstram a enorme fiabilidade desta solução, facilidade em escalar e massificar, e potencial para redução de custos e tempos de execução.
Best Future of Customers & Consumers Project, melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente:
Airgenious, Linde Saúde. O Airgenious coloca a Linde na vanguarda da utilização das TI ao serviço da comunidade, do doente, da melhoria dos cuidados de saúde. O Airgenious vem alterar, por completo, o paradigma de cuidados one size fits all pois, através da monitorização continua dos seus pacientes e através do modelo de IA Airgenious, os profissionais de saúde da Linde e Médicos assistentes, têm acesso à previsão dos indicadores fundamentais de um tratamento eficaz da Apneia do Sono. Assim, os profissionais são capazes de priorizar os pacientes, personalizar as suas intervenções tendo em conta o problema específico identificado e alertado pelo modelo e, fazem-no de uma forma proativa (prevenção) e não reativa (correção). A Linde, tem a Inovação e a Qualidade como dois dos seus pilares fundamentais, foca os seus desenvolvimentos em ferramentas que sirvam como motor para uma prestação de melhores e mais diferenciados cuidados de saúde, centrados do doente e, sobretudo, na melhoria da sua qualidade de vida.
Best Future of Work Project, melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores:
GAMA, Fidelidade. O GAMA – Generic Analytical Model Automation, é uma solução de ponta que transforma o processamento inteligente de documentos no Grupo Fidelidade. Esta solução IDP (Intelligent Document Processing) destaca-se pela sua configurabilidade de back-end, eficiência de front-end e integrações reutilizáveis de sistemas de entrada/saída. A sua interface de back-office permite aos utilizadores, que trabalham intensivamente com documentos, configurar processos de trabalho facilmente, desde a definição de campos e fluxos de integração até à ligação com modelos analíticos, independentemente da linha de negócio, localização ou tipo de documento. Além de simplificar, o GAMA também otimiza processos, focando-se na aceleração e automação. Proporciona uma indexação manual rápida através de recomendações inteligentes e atalhos de teclado, permitindo uma extração de dados eficiente, mesmo sem um modelo analítico pré-existente, facilitando o desenvolvimento rápido de um modelo pós-indexação.
Best Future of Operations Project, melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio:
Power Electronic Box, Horse Aveiro. Trata-se da instalação de uma linha de produção totalmente inovadora para o novo produto da HORSE Aveiro, o Power Electronic Box (PEB). Esta linha adota uma configuração matricial, sendo que os tapetes de transporte são substituídos por Mobile Programmable Cobots (MPC), pequenos AGV que transportam o PEB entre os postos de trabalho de forma matricial. A linha é 100% conectada e digitalizada, incorporando várias inovações, como Autonomous Mobile Robots (AMR) que dá maior flexibilidade aos fluxos logísticos, robôs colaborativos para operações pick & place e sistemas de visão com inteligência artificial. Também inclui um “robô andante” que realiza tarefas repetitivas anteriormente realizadas por operadores. Toda a linha é monitorizada em tempo real através de um Digital Twin, o que permite acompanhar as atividades da produção, recolher dados e criar cenários que suportam a tomada de decisão mais informada e eficiente no dia a dia numa lógica data centric.
Best Digital Ecosystem Project, o melhor projeto melhor projeto de ecossistema digital:
FIRMe, E-REDES. A E-REDES, através do projeto FIRMe, Flexibilidade Integrada em Regime de Mercado, pretende criar um ecossistema de prestação de serviços, onde localmente se ajusta a produção ou consumo de eletricidade para melhorar a eficiência da gestão da rede e garantir condições de operação em pontos específicos com possíveis congestionamentos ou limitações técnicas. A promoção de serviços de flexibilidade local em regime de mercado através de leilões visa complementar o investimento na rede de distribuição, auxiliar a incorporação de mais recursos energéticos distribuídos, como a ligação de geração renovável à rede, e satisfazer as necessidades da eletrificação do consumo. Novas metodologias de planeamento, incluindo algoritmos preditivos, identificam oportunidades para recorrer a estes serviços através de uma análise técnica e de custo-benefício, verificando o contra factual versus alternativas de investimento.
Best Digital Sustainability & Trust Project, o melhor projeto relacionado com sustentabilidade e confiança digital:
Happy Hour, Elergone Energia | MC. A Happy Hour resulta de uma abordagem pioneira que pretende partilhar com os utilizadores do serviço Continente Plug&Charge as vantagens associadas à produção renovável local e às variações dos preços de eletricidade. Sustentada em algoritmos de Inteligência Artificial, a Happy Hour é concebida para maximizar a satisfação do cliente aliada à gestão eficiente dos recursos energéticos, resultado do modelo energético da MC. Atualmente, a Happy Hour encontra-se em fase piloto em três lojas: Continente Matosinhos, Continente Évora e Continente Amadora. Após esta fase inicial, prevê-se a expansão para todas as lojas com serviço Continente Plug&Charge. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do InterConnect, um projeto europeu dedicado à digitalização do setor elétrico onde a MC (através da Elergone Energia), contou com a colaboração do INESC TEC e da EFACEC.
Best Digital Startup Project, a melhor start-up B2B a potenciar a transformação das grandes organizações:
Viriatus, Cybers3c. O VIRIATUS é uma plataforma integrada de cibersegurança concebida para proporcionar às organizações uma visão abrangente e centralizada da sua postura de segurança. Através da análise detalhada das superfícies interna e externa, o VIRIATUS agrega informações provenientes de firewalls, endpoints, testes de vulnerabilidades, fontes de OSINT, entre outras, permitindo uma monitorização e resposta eficiente a incidentes de segurança. Preparado para os requisitos da Diretiva NIS2 e com capacidade de comunicação automática com o CNCS, o VIRIATUS apoia as organizações na manutenção da conformidade regulatória e na mitigação proativa de riscos. Adicionalmente, esta tem uma componente de CISO AS A SERVICE com tecnologia GEN AI de forma a apoiar as PMEs a endereçar os desafios e oportunidades ao nível da cibersegurança de forma integrada, holística, eficiente e eficaz.
Digital Industry Awards
Best Public Sector Project, melhor projeto de transformação digital no setor da administração pública:
Abono de Família Automático| Instituto de Informática, I.P. O “Abono de Família Automático” tem como objetivo a atribuição oficiosa da prestação do Abono de Família, a partir da informação existente na Segurança Social. Desta forma, a Segurança Social altera o paradigma da relação existente com o cidadão, passando a atuar de forma pró-ativa, através da comunicação do direito e do valor desta prestação. Para garantir que ninguém fica de fora do acesso ao direito por falta de informação, quando nasce uma criança é enviada para a área de mensagens da Segurança Social Direta uma proposta de atribuição do Abono de Família Automático. Caso não haja nenhuma resposta, e para garantir a receção da comunicação, quando faltarem 10 dias para terminar o prazo de validade da proposta, é enviado um SMS ao pai e à mãe com o alerta de que tem direito ao Abono de Família automático.
Best Banking Project, melhor projeto de transformação digital no setor da banca:
Mortgage Hub, Millennium bcp. O Mortgage Hub está a revolucionar o financiamento imobiliário em Portugal com a primeira jornada de crédito habitação 100% digital. Desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, esta solução permite que os clientes concluam todo o processo remotamente, desde a procura de casa até à assinatura digital. A jornada proporciona uma experiência omnicanal, com simulações personalizadas e acompanhamento online, assegurando transparência e conveniência. Desde o lançamento do MVP em 2022, diferentes melhorias mensais têm simplificado o processo, integrando automação e OCR para maior eficiência. Além disso, a plataforma oferece apoio contínuo dos gestores de sucursal, aumentando a confiança dos clientes. O objetivo é oferecer uma experiência digital excecional, eliminando a necessidade de deslocações físicas e capacitando os clientes com ferramentas de literacia financeira e interações personalizadas.
Best Insurance Project, melhor projeto de transformação digital no setor dos seguros:
GAMA – Fidelidade. O GAMA – Generic Analytical Model Automation, é uma solução de ponta que transforma o processamento inteligente de documentos no Grupo Fidelidade. Esta solução IDP (Intelligent Document Processing) destaca-se pela sua configurabilidade de back-end, eficiência de front-end e integrações reutilizáveis de sistemas de entrada/saída. A sua interface de back-office permite aos utilizadores, que trabalham intensivamente com documentos, configurar processos de trabalho facilmente, desde a definição de campos e fluxos de integração até à ligação com modelos analíticos, independentemente da linha de negócio, localização ou tipo de documento. Além de simplificar, o GAMA também otimiza processos, focando-se na aceleração e automação. Proporciona uma indexação manual rápida através de recomendações inteligentes e atalhos de teclado, permitindo uma extração de dados eficiente, mesmo sem um modelo analítico pré-existente, facilitando o desenvolvimento rápido de um modelo pós-indexação.
Best Manufacturing Project, o melhor projeto de transformação digital no setor da indústria:
IN.Verso, INEGI. O IN.Verso aplica os conceitos do Metaverso Industrial, respondendo às necessidades da Indústria Portuguesa e Europeia, e aproveita os avanços em Realidade Aumentada, Digital Twins e IoT para concretizar a Indústria 5.0. Foca-se num trabalho centrado nas pessoas, mais inclusivo, com melhor experiência profissional, segurança e qualidade de vida. Com quatro módulos, o IN.Verso promove o Operador 5.0. O IN.Dash permite criar dashboards em Realidade Aumentada, facilitando a monitorização sem recorrer a ecrãs. O IN.Twin cria Digital Twins para monitorização segura e remota das máquinas. O IN.Safety gera alertas de segurança para situações de perigo, como temperatura e corrente elétrica altas. O IN.Training permite criar formadores virtuais 3D que facilitam o treino de novos operadores. Cada módulo oferece uma nova dimensão à transformação digital, aumentando a competitividade da indústria e adaptando-a a um mercado em mudança, tornando-a mais inteligente, sustentável e humana.
Best Energy & Utilities Project, melhor projeto de transformação digital no setor da energia e utilities:
Innowave – Águas e Energia do Porto. O projeto Innowave reúne três ferramentas inovadoras: CIL Pressure, H2Leaks e Repair Leaks ASAP, desenvolvidas pela Águas e Energia do Porto (AEdP) para melhorar a eficiência na gestão de sistemas de abastecimento de água (SAA). A CIL Pressure permite conhecer os níveis de pressão em cada cliente do SAA, possibilitando otimizar a distribuição mais equilibrada e confortável da pressão. A H2Leaks usa a inteligência artificial para prever e detetar roturas com base em dados históricos e fatores externos, permitindo a ação mais célere e eficaz na localização das avarias. A Repair Leaks ASAP é uma ferramenta digital avançada, que permite a identificação dos troços de condutas problemáticas, “ninhos de roturas”, com necessidade de substituição urgente. A utilização destas ferramentas proporciona uma gestão mais sustentável, permite reduzir as perdas de água, e, consequentemente, o índice de Água Não Faturada (ANF) e aumentar a resiliência e a eficiência do sistema de abastecimento.
Best Retail & Distribution Project, melhor projeto de transformação digital no setor da distribuição e retalho:
ENDLESS, Sonae MC. A ENDLESS é um operador de Retail Media que oferece soluções de publicidade baseadas no comportamento do cliente. Com a nossa tecnologia, criamos audiências que permitem às marcas segmentar anúncios em vários ativos digitais, tornando a experiência de compra mais relevante. Para o setup inicial, usamos duas soluções: um CDP e um Ad Server. O CDP agrega dados transacionais do Cartão Continente, eventos de navegação do Continente Online e da APP Cartão Continente, permitindo a criação de audiências com atributos específicos ou usando AI e modelos de propensão. O Ad Server gere a criação, monitorização e reporting das campanhas, personalizando anúncios com as audiências criadas e otimizando o desempenho e ROI das campanhas.
Best Logistics & Services Project: O melhor projeto de transformação digital no setor da logística e serviços:
SmartSorter, CTT – Correios de Portugal S.A. No segmento Expresso, os CTT operam num mercado altamente competitivo, caracterizado por necessidades de clientes em constante evolução. Diante desse cenário dinâmico, é imperativo acompanhar essas mudanças, oferecendo serviços eficientes e de alta qualidade. A Rede Expresso, que sustenta a distribuição de objetos expresso e encomendas, opera por meio de uma rede de prestadores, resultando em custos variáveis dependentes do volume de tráfego a ser distribuído. No segmento de Correio, o decréscimo do tráfego, como consequência de um mercado cada vez mais digital, libertou muita capacidade operacional da Rede Base, tendo os CTT que desenvolver esforços para garantir a otimização desta rede. Para podermos maximizar a capacidade operacional das redes de distribuição havia necessidade de garantir que as regras de negócio fossem facilmente adaptadas, num curto espaço de tempo e que os custos com essas alterações não fossem tão onerosos. Nesse contexto, surgiu o projeto Smart Sorter.
Best Health Project, melhor projeto de transformação digital no setor da saúde:
LEAD, CUF. A CUF possui uma estrutura pioneira de compras e logística hospitalar, na qual a Central de Negociação e Compras e o Centro Logístico, responsáveis pelo abastecimento das unidades, são bons exemplos. Esta gestão integrada e centralizada da cadeia de abastecimento, levou ao projeto LEAD com desenvolvimento de uma solução tecnológica inovadora e disruptiva no setor da logística para saúde destinada a proporcionar maior otimização dos processos, maior eficiência na cadeia de abastecimento e maior estabilidade na distribuição às unidades. Visou o desenvolvimento de algoritmos de previsão de necessidades e a construção de relatórios que permitem um acompanhamento “live” da cadeia logística permitindo antecipar/reagir sobre potenciais falhas. LEAD possibilitou uma gestão preditiva de compras/stocks, com ganhos de eficiência e produtividade, diminuição de desperdício e maior sustentabilidade, demonstrando-se fundamental para a manutenção dos padrões exigentes de qualidade e segurança da CUF.
Best Education Project, melhor projeto de transformação digital no setor da educação:
BI Nova IMS, NOVA IMS UNL. O percurso de sucesso da NOVA IMS é testemunho da capacidade de, há mais de três décadas e com uma visão estratégica visionária, antecipar a relevância que a ciência dos dados viriam a ter atualmente, sendo coluna vertebral da sociedade em que vivemos. Neste contexto, e procurando antecipar necessidades futuras, concebeu-se e deu-se início a um extenso e transversal projeto de Transformação Digital cujo principal propósito passa por oferecer uma experiência diferenciadora, transparente e inovadora dos serviços oferecidos, garantindo, a integração de dados entre diferentes sistemas, permitindo-nos cumprir com um dos lemas da nossa escola: Data With Purpose. Este projeto, estrutural para o processo em curso, é sustentado por uma abordagem (disruptiva) de Business Intelligence numa Instituição de Ensino Superior com a ambição de quebrar silos informacionais e nos tornar numa instituição orientada por dados, onde a decisão é tomada em tempo real e baseado em factos, para os seus diferentes stakeholders.
Best Cultural & Media Project, melhor projeto de transformação digital no setor da cultura e dos media:
Licenciamento Digital – Audiogest. Este processo de transição digital assentou em duas plataformas digitais, uma direcionada à atividade de licenciamento de espaços públicos que utilizam música gravada e outra dirigida aos serviços prestados a associados. A primeira materializou-se num balcão virtual de licenciamento, com interoperabilidade com outras entidades públicas e privadas, facilitando o acesso a todos, independentemente do seu local de atuação, diminuindo os custos de contexto e promovendo um serviço público mais inclusivo e justo. Através deste Balcão é possível, de forma imediata, simular o valor a pagar pela licença, fazer o upload de toda a documentação necessária, proceder à sua validação, efetuar imediatamente o pagamento e emitir a licença digital na hora, ficando todos os documentos disponíveis para consulta online. A segunda permitiu o alargamento da desmaterialização e digitalização dos serviços prestados a artistas e produtores, nas áreas de distribuição de direitos e análise de mercado.
Digital Grand Awards
Best Digital Transformation Project, o projeto de transformação digital com maior impacto:
Power Electronic Box, Horse Aveiro. Trata-se da instalação de uma linha de produção totalmente inovadora para o novo produto da HORSE Aveiro, o Power Electronic Box (PEB). Esta linha adota uma configuração matricial, sendo que os tapetes de transporte são substituídos por Mobile Programmable Cobots (MPC), pequenos AGV que transportam o PEB entre os postos de trabalho de forma matricial. A linha é 100% conectada e digitalizada, incorporando várias inovações, como Autonomous Mobile Robots (AMR) que dá maior flexibilidade aos fluxos logísticos, robôs colaborativos para operações pick & place e sistemas de visão com inteligência artificial. Também inclui um “robô andante” que realiza tarefas repetitivas anteriormente realizadas por operadores. Toda a linha é monitorizada em tempo real através de um Digital Twin, o que permite acompanhar as atividades da produção, recolher dados e criar cenários que suportam a tomada de decisão mais informada e eficiente no dia a dia numa lógica data centric.
Best Digital Leader, a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional nos últimos três anos: Maria José Campos, Administradora do Millennium bcp, recebe o prémio de Best Digital Leader do Portugal Digital Awards devido ao seu papel transformador e visionário a frente do Millennium bcp nos últimos anos. Sob sua liderança estratégica, o Millennium bcp implementou soluções digitais inovadoras que redefiniram a experiência do cliente, promoveram a inclusão financeira e aceleraram a digitalização de serviços bancários. Sua abordagem combina uma visão clara do futuro digital com a capacidade de executar projetos complexos, integrando tecnologias emergentes e promovendo uma cultura de inovação no setor financeiro.
Informação adicional sobre os projetos vencedores pode ser consultada em: www.portugaldigitalawards.pt/vencedores-2024