Após 3 meses na Axians, o Ricardo foi diagnosticado com Covid-19. Agora, recorda corajosamente um dos piores períodos da sua vida e a forma como o ultrapassou – com a ajuda de uma arma secreta. Esta é a sua história @Axians.
O Ricardo passou por uma das piores experiências da sua vida depois de ter sido uma das primeiras pessoas diagnosticadas com Covid-19, poucos meses depois de ter chegado à Axians. Sem vacina à vista e sem caminho seguro para a recuperação, contou com a família – e com o seu manager. Esta é a história do Ricardo @Axians.
“Foi um período assustador, mas tinha uma arma secreta”
Escolhi a Axians porque procurava uma experiência interessante e diversificada. Ao chegar, fiquei imediatamente impressionado com as muitas áreas em que a empresa trabalha e com o foco no desenvolvimento das pessoas.
Em última análise, a minha experiência inicial foi semelhante ao que esperava: consegui trabalhar numa grande variedade de tópicos e ajudar a construir organizações digitais. Foi um trabalho exigente, com muita coisa a acontecer a toda a hora. Infelizmente, apenas 3 meses depois fui diagnosticado com Covid-19. Na altura, a informação sobre a doença era escassa, e o número de infeções aumentava diariamente. Foi um dos períodos mais assustadores da minha vida, mas tinha uma arma secreta ao meu lado – o meu manager na Axians.
A empatia é o meu estilo de gestão favorito
A recuperação de uma doença é sempre uma batalha pessoal. Por isso foi tão surpreendente descobrir que o lado profissional da minha vida estava lá para ajudar. Enquanto recuperava, o meu manager ligava todos os dias. E naqueles momentos mais difíceis, quando não tinha energia sequer para pegar no telefone, ligava à minha mulher para saber como estava. Graças a isso, nunca perdi o meu sentido de propósito e consegui navegar toda a incerteza e mudança.
Este nível de cuidado e preocupação com o bem-estar dos colaboradores é o que eu considero o melhor método de gestão numa crise. É uma força motivacional poderosa. Quando se vive algo tão assustador como a Covid-19, é importante sentir que as pessoas no trabalho te apoiam.
No fim de contas, foi a camaradagem que me fez ultrapassar a crise. O meu manager tomou medidas ativas para garantir que não perdíamos as relações com colegas, principalmente com outros colaboradores remotos. Era o espaço mental que precisava para recuperar.
A primeira semana de trabalho após a Covid-19 foi difícil. Cada parte do meu corpo doía e não me conseguia concentrar. Alguns dias depois, comecei a preocupar-me com o impacto que teria no meu desempenho. E, mais uma vez, fiquei surpreendido com o nível de empatia demonstrado pelo meu chefe.
Um dia, ao voltar do escritório na primeira semana, encontrei um cesto de presentes em casa. Tinha uma simples mensagem de “estou orgulhoso de ti” e alguns produtos. De alguma forma, este gesto teve um enorme impacto. É difícil explicar a importância de tais detalhes depois de ter passado por uma experiência tão assustadora. Mesmo hoje, quase um ano depois, ainda me lembro da emoção que senti ao encontrar aquele presente ali à espera. Foi quando percebi a sorte que tinha por ter ao meu lado estas pessoas.
Uma cultura de justiça e respeito
Acredito que a Axians promove uma cultura de inclusão e de segurança psicológica. Os líderes e gestores ajudam a criar um ambiente sereno, sabem ouvir, incentivam a individualidade e permitem que os colaboradores experimentem sem receio.
Para quem está numa posição de liderança, talvez seja uma tendência natural concentrar-se no próprio negócio durante uma crise. Mas acredito que a melhor resposta é reforçar o envolvimento, bem-estar e apoio aos colaboradores.
À medida que as formas de trabalho se alteravam drasticamente com a pandemia Covid-19, tive de mudar tarefas, processos e modos de comunicação e colaboração. Mas, como tinha uma base de envolvimento, justiça, respeito e igualdade, foi mais fácil adaptar-me.
Esta cultura permitiu-nos comunicar de forma transparente e acompanhar as minhas necessidades. Tenho de destacar as reuniões informais das equipas ou os muitos grupos de chat que nos mantinham informados e bem-dispostos. Para pessoas como eu, espalhadas por diferentes projetos, foram essenciais para promover um sentido de unidade e propósito. Apesar de ter sido escolhido para um cliente fora da Axians, nunca me senti excluído.
Hoje, dou por mim a recomendar instintivamente a Axians a familiares e amigos próximos, sempre que alguém me diz que está à procura de trabalho. Acredito que a Axians se preocupa realmente com o meu futuro.
O meu conselho? Pensar no longo prazo
Todos os dias, eu e os meus colegas trabalhamos para construir organizações digitais com maior capacidade de liderança no mercado e melhores resultados. Mas quaisquer que sejam os interesses individuais de cada profissional, a Axians desempenha um papel importante no nosso sucesso coletivo. O melhor conselho que posso dar a alguém que está a escolher um trabalho? Pensa no longo prazo. Escolhe a opção que te aproxima das pessoas que cuidam de ti. A vida dá muitas reviravoltas, mas quando estamos rodeados de pessoas que cuidam de nós, que nos apoiam na vossa viagem, tudo se torna muito mais fácil. E podes aproveitar a vida ao máximo, como eu fiz.
Se a história do Ricardo @Axians é algo que gostarias para ti, candidata-te a uma das posições abertas.