Foram ontem conhecidos os vencedores da 8ª edição dos Portugal Digital Awards®, uma iniciativa conjunta da Axians e do IDC, que visa premiar os projetos e as melhores práticas de transformação digital das organizações nacionais.

Foram cerca de 300 candidaturas analisadas e selecionadas por um painel de dezassete jurados que elegeu os dezasseis vencedores. Os projetos apresentados foram associados a três categorias – Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards.

Na 8ª edição, a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional e recebeu o galardão de Best Digital Leader foi Teresa Rosas, Head of IT, da Fidelidade.

Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, afirma que “o objetivo destes prémios é reconhecer as organizações nacionais e as lideranças que inovam, que criam valor através da Tecnologia. Este ano voltámos a receber muitos projetos, de grande qualidade e diferenciação, o que nos deixou extremamente satisfeitos. A escolha de vencedores, realizada pelo Júri, é uma tarefa sempre difícil. Os Digital Awards priviligiam os projetos com maior impacto na organização e na sociedade e também o carácter inovador do projeto.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, destaca que “As mais de 1000 candidaturas nestes oito anos de Portugal Digital Awards é uma prova clara do dinamismo e investimento das organizações públicas e privadas nacionais em tecnologia de forma a tornarem os seus negócios mais competitivos, e refletem bem duas fases da transformação digital em Portugal. Uma primeira fase, entre 2015 e 2019, caracterizado pela inovação e experimentação, onde assistimos ao desenvolvimento de soluções digitais para resolver problemas em silos da organização (no marketing, vendas e operações, etc. ). E uma segunda fase, de 2020 até hoje, onde verificamos iniciativas de transformação digital mais integradas e alinhadas com a estratégia de negócio, e com objetivos claros de alcançar um impacto financeiro positivo.

VENCEDORES DOS PORTUGAL DIGITAL AWARDS® 2023

Digital Transformation Awards

Best Future of Intelligence Project, melhor projeto relacionado com analytics, big data e data monetization: Gridwise, E-REDES. O GridWise é uma plataforma inovadora de monitorização e controlo das redes elétricas de baixa tensão (BT), com conjugação de tecnologia de ponta IT e OT. Com a aplicação de inteligência artificial, IoT e análise de dados em tempo real, o projeto oferece uma abordagem inovadora na gestão das redes elétricas.

Best Future of Customer & Consumers Project, melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente: Locky, Grupo CTT. Os cacifos automáticos Locky são uma solução conveniente, com horário alargado, sem filas e em locais de fácil acesso e de grande afluência de pessoas para receção e/ou envio de encomendas. Esta solução evita que as pessoas tenham de ficar em casa à espera para receber uma encomenda.

Best Future of Work Project, melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores: Mobi CTT, CTT, Correios de Portugal S.A. O Mobi CTT – App Mobilidade Ibérica é a primeira aplicação ibérica, desenvolvida internamente com a colaboração de várias áreas da empresa, que irá suportar a atividade de entrega de Correios e Expresso em Portugal e Espanha. Esta aplicação assenta em pilares fundamentais para a mudança transformacional nos processos de distribuição, com uma forte componente de mudança cultural, devido à sua disrupção face à aplicação anterior. A estrutura da aplicação foi desenvolvida na perspetiva de simplificar o processo da distribuição/dia de trabalho do Carteiro, através de uma organização simples e direcionada para as tarefas e procedimentos que o Distribuidor terá que cumprir no decurso da sua rota.

Best Future of Operations Project, melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio: iBird, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, E.P.E. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.

Best Digital Ecosystem Project / Best Future of Ecosystem Project, melhor projeto de transformação desenvolvido em parceria: Open Data, E-REDES. O portal Open Data e os dados disponibilizados servem um conjunto heterogéneo de stakeholders e temas associados ao setor elétrico e à transição energética, com a disponibilização de 19 datasets sobre Renováveis, Mobilidade Elétrica, Rede Elétrica, Operação e Qualidade de Serviço e Consumos e Energia e serão continuamente disponibilizados novos datasets. Esses datasets podem ser extraídos em vários formatos, como csv, json e excel, integrados em sistemas através de API ou explorados visualmente em tabelas, gráficos ou dashboards, utilizando vários filtros pré-definidos.

Best Startup, a melhor start-up B2B a potenciar a transformação das grandes organizações: iFishCan Foodintech Lda. O Projeto IFishCan, foi um projeto cofinanciado pela União Europeia, organizado pelos EIT Digital, EIT Foods e EIT Manufacturing. O produto, consistiu na implementação de um ecossistema tecnológico, integrando: IOT; e sistema MES – Manufacturing Execution System e AI que fosse facilmente adaptável, escalável, com um alto grau de personalização para diferentes tipos de indústria e produtos. Este ecossistema tecnológico, oferece a oportunidade às PMEs para testar temporariamente ferramentas digitais avançadas, de modo a reduzir o desperdício alimentar e o impacto ambiental das suas operações de produção, fornecendo poder preditivo (usando inteligência artificial) no processo de tomada de decisão, pela otimização da água e uso de energia.

Digital Industry Awards

Best Government Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública: ALYA, Banco de Portugal (BdP). A ALYA é a plataforma de IA desenvolvida pelo BdP, que visa tornar a instituição numa organização ainda mais data-driven. Dotada de capacidades de sumarização, identificação de palavras-chave, reconhecimento de entidades, e extração e classificação de informação de documentos, oferece confiança no tratamento da informação de todos os níveis de classificação de segurança, mesmo confidencial, atuando como facilitador e acelerador dos processos de negócio, incluindo na supervisão e mercados.

Best Banking Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Banca: Cognitive Operations, Caixa Geral de Depósitos. O projeto de Cognitive Operations/Solutions tem como objetivo automatizar operações que consistem no tratamento de documentos de elevada heterogeneidade, dinamismo temporal e que impliquem muito tempo de realização. Atualmente, esta ferramenta processa automaticamente balancetes e notas de liquidação de IRS.

Best Insurance Project, melhor projeto de transformação digital no setor dos Seguros: Ecossistema MyPets, Fidelidade – Companhia de Seguros. O Ecossistema Pets centra-se numa solução integrada para a saúde, o bem-estar, a fidelização e a gamificação dos animais de companhia, com base numa presença digital e fomentando as futuras inovações do mercado dos animais de companhia. O nosso Ecossistema Pets é composto por: Seguro, Gamification & Loyalty, Parcerias, Presença Digital e Dispositivo. O que torna o Ecossistema MyPets numa solução única é a integração de todas as camadas do ecossistema numa experiência fácil, simples e gratificante que fornece e responde a todas as principais necessidades dos nossos clientes, enquanto donos de animais de estimação, através de uma proposta de valor acrescentado.

Best Energy & Utilities Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Energia & Utilities: GridWise, E-REDES. O GridWise é uma plataforma inovadora de monitorização e controlo das redes elétricas de baixa tensão (BT), com conjugação de tecnologia de ponta IT e OT. Com a aplicação de inteligência artificial, IoT e análise de dados em tempo real, o projeto oferece uma abordagem inovadora na gestão das redes elétricas.

Best Retail & Distribution Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Distribuição e Retalho: GenAI, New Service AI Assistant Ascendum. O projecto teve como objectivo disponibilizar, aos agentes de serviço da Ascendum, de forma totalmente embebida na plataforma Salesforce e no actual processo de suporte técnico a clientes, um motor de inteligência artificial (LLM) que optimiza a identificação de problemas, nas máquinas dos clientes, e selecciona a melhor resolução para os mesmos. Foi criado um novo motor de GenAI que sugere as melhores soluções técnicas em segundos e através de uma conversação simples e intuitiva.

Best Healthcare Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde: iBird, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, E.P.E. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.

Best Education Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Educação: Apps for Good Portugal, CDI Portugal. Um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e estar em contacto com uma rede de Experts. Professores e alunos formam equipas que utilizando conteúdos residentes numa plataforma online desenvolvem uma ideia e prototipo de Aplicação. O programa inclui ainda uma competição opcional que neste momento se constitui como a maior competição de escolas a nivel nacional.

Best Transportation Project, melhor projeto de transformação digital no setor dos transportes: Ambiente Digital da Tração, CP – Comboios de Portugal EPE. A CP desenvolveu uma solução integrada para a implementação do Ambiente Digital da Tração (carreira que integra os maquinistas) com os objetivos: Transformação Digital da Atividade da Tração; Adoção de ferramentas para auxílio às ações associadas à atividade; Conteúdos corporativos e pessoais; Aplicações CP que visam ganhos de eficiência e eficácia nos processos: acesso a documentos, notificações, regulamentação de segurança, gestão do horário de trabalho, apoio à condução, tarefas associadas ao material circulante). Trata-se de uma solução inovadora, implicando utilização de novos recursos, num processo iterativo que impõe elevado dinamismo.

Digital Grand Awards

Best Digital Transformation Project, o projeto de Transformação Digital com maior impacto: iBird, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, E.P.E. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.

Informação adicional sobre os projetos vencedores pode ser consultada em: https://www.portugaldigitalawards.pt/vencedores-2023/