Há causas pelas quais vale a pena dar tudo, mesmo que isso signifique tentar algo que nunca foi feito.
“O que é que achaste?”. Quando a sua manager lhe perguntou o que pensava do projeto que tinha à sua frente, a Dulce não soube bem como reagir. “Nunca tinha ouvido nada parecido e ao longo de toda a minha carreira nunca sequer se falou em algo assim”.
Parecia difícil de acreditar, mas o vídeo que lhe mostraram não deixou margem para dúvidas. O seu trabalho e o de muitos outros colegas ia ajudar a combater dois dos maiores problemas em Portugal.
“Basicamente, uma percentagem das receitas geradas por cada um dos meus projetos ia passar a ser doada em vez de vir para a empresa, para ajudar alguém a estudar ou para ajudar a reflorestar o país. E tudo de forma simples e transparente, com uma plataforma onde até podemos ver em tempo real o montante que já angariámos. Nos vários anos em que trabalho em tecnologia já participei em muitas ações de solidariedade, mas nunca em algo assim.”
Quando se diz que uma empresa contribui para a sociedade, o normal é pensar em fatores indiretos, como através do emprego ou dos impostos. Mas para alguns problemas é preciso algo mais concreto.
Veja-se o caso da educação. Com propinas, alimentação, material escolar e alojamento, ter um filho no ensino superior custa quase 7 mil euros por ano – num país onde a média de salários é das mais baixas da UE. Em Portugal, onde os estudos mostram que faltam quase 1 milhão de trabalhadores profissionais em tecnologia, apoiar a educação não é apenas uma questão social – trata-se de formar o talento que é indispensável para as empresas e para a sociedade.
Se a educação é um problema, o que dizer da poluição? Todos os dias ouvimos expressões como “desenvolvimento sustentável”, “consciencialização dos consumidores” ou “redução da pegada ecológica”, mas no nosso país há mais de 5000 mortes por ano relacionadas com poluição atmosférica. Por detrás das platitudes, os dados mostram que as empresas portuguesas são as segundas mais poluentes da Europa, com um nível de emissões quase 40 vezes maior do que as suas homólogas alemãs.
Para lidar com problemas como estes, não bastam ações individuais. Mas ficar de braços cruzados, e esperar pela ação de outros, também não é opção. É possível iniciar processos transformadores focados no bem-estar da comunidade e da natureza.
Foi com este espírito que nasceu o Business for @ll, o projeto que a Dulce descobriu naquele dia na Axians. “Quando vi que o meu trabalho e o dos meus consultores ia servir para ajudar muitas pessoas, o que senti mais foi orgulho. Saber que estou a trabalhar para algo mais do que apenas receber o salário ao final do mês e que vai fazer uma diferença real e quantificável na vida das pessoas à minha volta mudou o meu sentido de propósito.”
O facto de o contributo ser tão palpável é mesmo um dos principais destaques da iniciativa. Todos – clientes, colaboradores e parceiros – podem acompanhar em tempo real o número de bolsas de estudo já atribuídas (só no primeiro mês foram 5) e a quantidade de árvores plantadas (300 no mesmo período). Estes dados são permanentemente atualizados e estão sempre visíveis numa página criada para o efeito. Assim, o contributo de cada projeto fica imediatamente visível, para fomentar a participação.
Este é apenas um dos exemplos do compromisso da Axians com a sociedade. O Business For @ll é uma iniciativa que abrange toda a área de Tech Talent, mas cada pessoa é incentivada a escolher as causas que são mais importantes para si, e a contribuir ativamente para o seu desenvolvimento – alguns consultores até incluem objetivos solidários nas suas metas para o ano, a par de vendas e outros indicadores de negócio. Afinal, porque é que retribuir à sociedade não deveria ser algo normal, parte do dia-a-dia? E se fosse? E se outras empresas seguissem este exemplo, quantas pessoas poderiam ser ajudadas? Não é possível saber o que vai acontecer, mas não há dúvidas que retribuir torna o trabalho mais gratificante e é uma enorme fonte de motivação e orgulho.
Na Axians, as atividades profissionais e sociais não são vistas como algo isolado, complementam-se. Seja a plantar árvores ou a apoiar os estudos, a entregar prendas no Natal a famílias carenciadas, a acompanhar um colega quando está doente ou a ajudar um colaborador depois de uma experiência profissional negativa: é o conjunto de pequenas ações no dia-a-dia que tem um grande impacto. Se gostavas de trabalhar num ambiente onde todos os dias há pequenas iniciativas e grandes projetos com um espírito de solidariedade e de propósito, talvez haja uma vaga para ti. Candidata-te.
Sobre a Axians
A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.
O que nos move é saber que o nosso trabalho tem um impacto real na vida das pessoas à nossa volta – o sentimento de propósito. Para isso, desenvolvemos grandes iniciativas que envolvem não só as maiores marcas nacionais e que definem um precedente para todas as empresas de tecnologia em Portugal – como o Business For @ll -, mas também pequenas ações e atitudes no dia-a-dia que colocam as pessoas em primeiro lugar.
Sobre a Dulce
A Dulce é Business Manager na Axians e conta com uma longa carreira em tecnologia. Para além dos projetos desafiantes e clientes exigentes, é o espírito de entreajuda e de solidariedade o que mais valoriza. Foi uma das primeiras pessoas a ter contacto com a iniciativa Business for @ll, e desde então que não perde uma oportunidade de partilhar todas as vantagens que vê no programa. E, claro, de acompanhar os resultados que já conseguiu.
Como te podes candidatar
Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são vagas que te podem interessar:
- PROJECT MANAGER JUNIOR: Gostas da área de gestão de projeto e tens pelo menos um ano de experiência na área? Sentes-te confortável com o inglês? Temos o projeto ideal para ti!
- PRODUCT MANAGER: tens experiência na Gestão de Produto, és um apaixonado pela transformação digital e ainda não encontraste o desafio certo? Espreita esta oportunidade!