Foram anunciados os vencedores dos Portugal Digital Awards®, uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC, que pelo 7ª ano consecutivo reconhece e premeia a excelência das organizações e das suas equipas que conduzem à transformação digital dos seus negócios.
Os projetos apresentados foram integrados nas categorias por tipo de transformação, por segmento de mercado e por categorias especiais. Na categoria Digital Grand Awards, destaque para o Best Digital Leader, Contra-almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, a personalidade que se distinguiu na transformação digital no território nacional.
A edição deste ano recebeu cerca de 300 candidaturas e contou com 42 projetos finalistas que foram certificados e analisados por um painel de dezassete jurados e oito observadores.
“É fantástico ver a evolução das mais de 1500 candidaturas recebidas nestes sete anos de Portugal Digital Awards®. Projetos cada vez mais sofisticados, com recurso às tecnologias disruptivas que tem vindo a transformar a forma como as organizações operam, trabalham, se relacionam com clientes e consumidores, até na forma como desenvolvem novos produtos e serviços cada vez mais conectados. Não obstante o contexto económico e geopolítico delicado, a IDC acredita que o digital continuará a ter um papel cada vez mais relevante na competitividade das organizações e das próprias nações nos próximos anos, e é neste contexto que a IDC prevê que em termos concretos o investimento em Transformação Digital irá crescer mais de 16% em 2023 em Portugal.”
afirma Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal.
Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, refere que
“é muito gratificante conhecer os vários projetos de transformação digital que estão a ser concretizados em Portugal. E é um desafio para o Júri eleger os vencedores, pelo mérito que todos os projetos finalistas apresentam. Há projetos que se destacam mais pelo carácter inovador que trazem, como por exemplo, a utilização de drones para realizar determinadas tarefas, conseguindo assim ganhos de produtividade e dimininuição de risco para as pessoas responsáveis por esses processos. Há projetos que se destacam pelo enorme impacto positivo que trazem aos cidadãos, ou aos clientes finais, ou aos colaboradores. Esta iniciativa é muito relevante na área porque reconhece e divulga a transformação digital que se está a realizar em Portugal. O principal objetivo da Axians é, através desta iniciativa, destacar as organizações, os líderes e as equipas que estão no caminho certo da diferenciação.”
OS VENCEDORES
Digital Transformation Awards | Categorias por tipo de transformação
1. Best Future of Intelligence Project, melhor projeto relacionados com analytics, big data e data monetization: Analytics4Vegetation, E-REDES – O Analytics4Vegetation utiliza IA para prever o crescimento das várias espécies de vegetação nas proximidades da rede aérea. Com tecnologia avançada recorre a poderosos algoritmos de machine learning e integração de dados de várias fontes de informação para alcançar quatro objetivos: aumentar a automação dos processos; centralizar as fontes de informação de dados para a gestão da vegetação; criar algoritmos de machine learning; e criar dashboards para facilitar a visualização agrupada da informação e facilitar a tomada de decisão.
2. Best Future of Customer Experience Project, melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente: App Auto Digital, OK! Teleseguros | Via Direta – Permite que o cliente ao contratar um seguro automóvel realize ele próprio a vistoria ao automóvel. Através de um processo simples, acessível e inovador a aplicação pretende criar uma experiência de utilização única ao cliente, independentemente da sua capacidade de utilização de ferramentas digitais. Suportado por novas funcionalidades, a aplicação que permite fazer vistorias de forma digital através de vídeos de realidade aumentada.
3. Best Future of Citizen Experience Project, melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente: Renovação Automática do Cartão de Cidadão, Instituto dos Registos e do Notariado – Para resolver os constrangimentos causados pela pandemia foi repensado o processo de renovação do cartão de cidadão ao incluir um modelo mais eficiente, no qual o cidadão é informado que pode efetuar a renovação automática. Esta renovação automática do cartão de cidadão é dirigida a maiores de 25 anos e sem alteração dos dados biométricos que tenham o seu cartão a caducar e o possam renovar automaticamente e recebê-lo em casa.
4. Best Future of Business Models Project, melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente: iziBizi, Millennium BCP – Primeiro programa de faturação com conta bancária que funde o software de faturação e gestão Cloudware Business. Através de um programa de gestão atualizado, o empresário pode aceder em tempo real aos movimentos das contas, registar gastos, simplifica os pagamentos a fornecedores e colaboradores, acelera recebimentos de fornecedores, e processamento de salários.
5. Best Future of Work Project, melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores: FlexNow, Grupo Ageas Portugal – Num modelo de trabalho flexível, onde a comunicação é 100% digital, foi desenvolvida uma aplicação que atua como plataforma central para a gestão deste novo modelo de trabalho. Todos os colaboradores têm acesso à aplicação, em desktop ou mobile, que integra vários sistemas dos edifícios como o controlo de acessos, sistemas de RH, repositório de utilizadores e sistemas de autenticação interna, agendamento de trabalho remoto e/ou de visitas, agendamento de carpooling, entre outros numa forma de colaboração acessível e atualizado.
6. Best Future of Operations Project, melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio: OMC (Operação, Manutenção e Conservação), Ascendi Inovação e Gestão de Infraestruturas, – Programa de transformação digital OMC (Operação, Manutenção e Conservação) que tem como objetivo a gestão integrada do ciclo de vida dos ativos rodoviários, operação e manutenção corrente das autoestradas e garantia dos níveis de qualidade definidos. Através da integração de sinergias de soluções, é possível ter uma operação digital que permite seguir a visão rumo a uma infraestrutura “aumentada” com capacidade de inteligência, integração, resiliência, proficiência, impacto e sustentabilidade.
7. Best Digital Transformation Idea, a melhor start-up B2B: Growappy, Growappy – Plataforma digital completa para a educação que oderece uma comunicação revolucionária entre as escolas e as famílias, enquanto providencia ferramentas inteligentes para as escolas gerirem o seu negócio e conduzirem as suas práticas pedagógicas de forma mais eficiente utilizando IA. A solução tem um diário da criança com as suas rotinas e trabalhos escolares que será partilhado com os pais, de uma forma segura e privada entre a comunidade escolar e os pais.
Digital Industry Awards | Categorias por segmentos de mercado
1. Best Government Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública: Renovação Automática do Cartão de Cidadão, Instituto dos Registos e do Notariado – Para resolver os constrangimentos causados pela pandemia foi repensado o processo de renovação do cartão de cidadão ao incluir um modelo mais eficiente, no qual o cidadão é informado que pode efetuar a renovação automática. Esta renovação automática do cartão de cidadão é dirigida a maiores de 25 anos e sem alteração dos dados biométricos que tenham o seu cartão a caducar e o possam renovar automaticamente e recebê-lo em casa.
2. Best Banking Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Banca e outras entidades financeiras: iziBizi, Millennium BCP – Primeiro programa de faturação com conta bancária que funde o software de faturação e gestão Cloudware Business. Através de um programa de gestão atualizado, o empresário pode aceder em tempo real aos movimentos das contas, registar gastos, simplifica os pagamentos a fornecedores e colaboradores, acelera recebimentos de fornecedores, e processamento de salários.
3. Best Insurance Project, melhor projeto de transformação digital no setor dos Seguros: Tratamento Automático dos Sinistros Automóvel, Fidelidade – Processo de Tratamento automático dos sinistros automóvel. Para possibilitar a leitura consistente de uma grande variedade de imagens de declarações de acidente, foi criada uma tecnologia modular que permite corrigir a distorção espacial introduzida pela câmara e pelo utilizador nas fotografias. Foi também desenhado um sistema de auto machine learning (ML) que permite gerar modelos de ML de elevada qualidade com intervenção humana mínima. A conjugação destes dois sistemas permitiu criar uma pipeline de automação capaz de reduzir em aproximadamente 60% a carga de processamento manual de declarações de acidente. E, ao mesmo tempo, garantiu a manutenção de serviço e tempo de resposta aos seus clientes.
4. Best Manufacturing Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Indústria: Go-Lab, Grupo Mota-Engil – Idealização e desenvolvimento de nova solução global (multi-geografia, multi-lingue, com backoffice central) para Gestão de Laboratórios, elemento relevante no processo construtivo (garantia de aferição dos critérios associados aos materiais aplicados em obra). Plataforma corporativa que permitiu uma abordagem uniforme nas diversas geografias/negócios do Grupo. Garantia de cumprimento de normas (Sistemas de Gestão de Qualidade) para a realização dos ensaios, Substituição de soluções anacrónicas de suporte ao processo de Gestão de Laboratórios (excel, outras plataformas). Esta plataforma permite uma melhoria significativa da experiência do utilizador de negócio, com abordagem desktop e mobile, numa lógica user-friendly.
5. Best Energy & Utilities Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Energia & Utilities: Gridrone, E-REDES – Utilização de drones para efetuar inspeção termográfica, de medição de distâncias e visual à rede aérea MT e AT. A E-REDES assegura a exploração da rede aérea garantindo a segurança e qualidade de fornecimento de energia elétrica. O Gridrone surge como alternativa ao uso do helicóptero, utilizado há mais de 25 anos. Metodologias de Inteligência Artificial e Visão de Computador permitem aumentar a automatização destas inspeções, diminuir custos e libertar operadores especializados para outras tarefas.
6. Best Retail & Distribution Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Distribuição e Retalho: UCAS (Used Cars Analytics System), Grupo Salvador Caetano – O UCAS (Used Cars Analytics System) é um novo sistema que consolida todos os dados do negócio de usados nas diferentes dimensões (online e física), potenciando mais e melhor negócio. Este sistema, assente numa arquitetura analítica de nova geração, com o uso de serviços cloud e conceito de big data, combina dados de diferentes sistemas, tais como: compras, stock, vendas, financiamento e retomas, complementados por dados de desempenho digital (“pegada digital”), leads e dados do mercado de usados. Esta combinação permitiu construir os alicerces de soluções inteligentes diferenciadores do ponto de vista do negócio, com especial destaque no “pricing intelligence”, suportado por algoritmos de data mining, automatiza a fixação do preço das viaturas publicadas na Digital Store e nos sites especializados nas vendas de usados.
7. Best Healthcare Project, melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde: LUSI, Lusíadas Saúde – Primeira Assistente Digital, a nível mundial, que efetua automaticamente e em total autonomia a marcação de consultas e exames. De forma a aumentar a capacidade de resposta e melhorar a experiência de cliente (redução de tempos de espera e maior conveniência para os utilizadores), é suportada por Inteligência Artificial, para interação de voz e escrita. Em 2021, foi iniciada a implementação da LUSI para, numa 1ª fase, proceder a marcação/desmarcação/remarcação de consultas/exames, e prestar informações várias (localização/horários/especialidades), que são habitualmente feitas vias omnicanal ou Contact Center, aproximando-a à experiência humana e tornando-a virtualmente ilimitada. A LUSI está a ser preparada outro tipo de pedidos de clientes, suportando as interações em mais canais(nomeadamente Mobile) e assegurando outras funções de proatividade, como interações para confirmação prévia de consultas, entrada em contextos clínicos como seguimento de patologia crónica, clinical pathways entre outros.
Digital Grand Awards | Categorias Especiais
1. Best Digital Sustainability Initiative, a iniciativa de Transformação Digital com maior impacto sustentável: Energia Unida, Greenvolt Comunidades – A Greenvolt Comunidades é líder de mercado, nacional e internacional, na implementação de Comunidades de Energia, nomeadamente através de autoconsumo coletivo, contando com mais de 40 projetos de norte a sul do país, correspondendo a cerca de 22MWp. As Comunidades da Energia Unida permitem aos seus consumidores de eletricidade reduzir custos com energia renovável trazendo benefícios através da simplicidade de “turn-key”, incluindo o processo administrativo, comercial, gestão e O&M.
2. Best Digital Transformation Project, o projeto de Transformação Digital com maior impacto: iziBizi, Mullennium BCP – Primeiro programa de faturação com conta bancária que funde o software de faturação e gestão Cloudware Business. Através de um programa de gestão atualizado, o empresário pode aceder em tempo real aos movimentos das contas, registar gastos, simplifica os pagamentos a fornecedores e colaboradores, acelera recebimentos de fornecedores, e processamento de salários.
3. Best Digital Leader, a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional: Contra-almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança.
Informação adicional sobre os projetos finalistas pode ser consultada no site da iniciativa: https://idcportugal.com/portugal-digital-awards-2022/finalistas/.