Na era da transformação digital, as organizações necessitam de acompanhar o ritmo rumo a uma qualidade de excelência dos seus produtos. Foi neste âmbito que a EDP escolheu a Axians para implementar o serviço de Quality Assurance na sua empresa.
A revolução digital está a transformar o mundo em que vivemos. Desde as mais simples tarefas quotidianas, à forma como nos conectamos com os outros, social e profissionalmente, até ao modo como os serviços públicos e as organizações trabalham.
A integração das tecnologias digitais nos vários domínios de uma atividade permite às organizações aumentarem a qualidade dos seus serviços, produtos e, consequentemente, o grau de satisfação do cliente final, assim como a reputação e a credibilidade da marca.
De acordo com o World Economic Forum, organização internacional sem fins lucrativos, 87% das organizações, a nível mundial, referem que a digitalização irá revolucionar o setor da indústria na qual trabalham, mas metade admite não estar preparada para esta transformação.
Este não é o caso da EDP. A organização global de energia que opera, atualmente, em 29 mercados, desde a geração à distribuição e comercialização, encontra-se preparada para continuar a sua jornada de transformação digital e evoluir para o passo seguinte.
Como contextualiza Jorge Simões, Diretor da Digital Global Unit da EDP, “tínhamos já implementado o Digital Quality Control dos sistemas informáticos e das plataformas digitais e sentimos a necessidade de encontrar parceiros tecnológicos que, no âmbito da Digital Quality Assurance, nos prestassem um serviço com uma qualidade mais uniforme, de forma a corresponder, por um lado, àquelas que são as necessidades de volume da EDP e, por outro, à entrega que fazemos aos nossos clientes”.
Digital Quality Assurance: em que consiste
Trata-se de um conjunto de práticas que têm por objetivo garantir que os sistemas, aplicações, produtos e serviços digitais – como aplicações de software, sites ou aplicações móveis, por exemplo – funcionam de acordo com o esperado em todo o seu ciclo de desenvolvimento.
Para ser bem-sucedido, requer uma análise minuciosa e crítica por parte de profissionais qualificados e da adoção das metodologias adequadas para que, através de diferentes tipos de testes, identifiquem e antecipem falhas, assim como pontos de melhoria, assegurando que o produto seja entregue com o máximo de qualidade possível.
Todas as componentes inerentes às várias fases do processo vão gerar e melhorar a experiência do cliente final e a satisfação e confiança na marca.
Neste contexto, Jorge Simões afirma que a EDP tem perfeita consciência de que “quanto mais tarde detetarmos os defeitos, maior vai ser o investimento a corrigi-los, maior vai ser o potencial impacto que esses defeitos têm e, por essa razão, apostamos na qualidade como forma de mitigar esse risco e como forma também de prestar o melhor serviço, e um serviço de excelência aos nossos clientes.”
Relação estratégica e de longa duração
A Axians é o parceiro de referência da EDP para a área de Digital Quality Assurance desde 2010, tendo reforçado esta posição no último concurso público nesta área, em que “os critérios de escolha foram, como sempre são, critérios de qualidade, de confiança, de reconhecimento nas organizações concorrentes, de padrões na qualidade de serviço que nos garantem uma entrega ao nível que nós esperamos”, refere o Diretor da Digital Global Unit da EDP.
Nas palavras de Mário Silva, Strategic Client Account Manager na Axians Portugal, “na área de Digital Quality Assurance da EDP existia um grande desafio, ainda maior dada a complexidade dos sistemas de informação, pela eficiência que é obrigatório ter quando se pensa numa estratégia a longo prazo, pela agilidade necessária para contribuir para cumprir aquele que é o Time to Market desejado pela EDP e, ainda, pelos próprios desafios que o mercado energético enfrenta atualmente”.
Digital Quality Assurance na EDP
A Axians tem como missão prestar um serviço de Quality Assurance com um diferente portfólio de atividades, “como testes manuais, funcionais e automáticos, testes de performance, de aceitação, de acompanhamento aos key users e product owners da EDP, tudo isto suportado por uma equipa multidisciplinar que combina a experiência técnica em testes com o conhecimento do negócio do cliente, e um conjunto de práticas e assets que promovem a agilidade e eficiência”, exemplifica Mário Silva.
A EDP foi recebendo, de forma progressiva, equipas da Axians que se foram integrando nas iniciativas da organização, de acordo com os requisitos pré-estabelecidos, desempenhando um papel cada vez mais presente e importante de integração com as equipas de projetos da organização.
Como salienta Jorge Simões, num ambiente Agile (abordagem iterativa e incremental para o desenvolvimento de software), “em que cada vez mais a equipa de projeto incorpora pessoas do negócio, programadores, equipas de desenvolvimento e testers, é essencial que exista uma total integração e uma transparência muito grande ao nível da comunicação”.
Balanço de uma parceria de transformação digital
Um desafio exigente transformou-se numa prova superada com sucesso. De acordo com o Diretor da Digital Global Unit da EDP, “somos percebidos pelo mercado como uma marca de confiança, gerimos infraestrutura crítica na maior parte dos países onde estamos presentes e, como tal, temos de exigir dos nossos parceiros um padrão de qualidade muito alto, consentâneo com aquilo que é a nossa perceção de excelência. Nesse aspeto estamos bastante satisfeitos com a parceria que temos com a Axians nesta componente da Digital Quality Assurance e os resultados falam por si”.
Já Mário Silva não esconde que “é um sentimento de orgulho que a EDP tenha escolhido a Axians para fazer parte daquilo que é a sua transformação digital e os seus desígnios do futuro, pois esta é uma empresa que tem em conta aquilo que são também os nossos valores de compromisso com as pessoas, de sustentabilidade e de inovação, o que nos dá uma motivação extra para fazermos o nosso trabalho de forma diária. Nunca sentimos que a EDP nos veja como meros prestadores de serviços, a nossa relação é mais de parceria”.