A seca é uma preocupação constante e cada vez mais acentuada no sul de Portugal. A região do Algarve enfrenta desafios significativos relacionados à escassez de água.
Como resposta à gravidade da situação, o Governo implementou medidas para uma a gestão sustentável dos recursos hídricos controlando a utilização da água para diversos fins. Através de uma Resolução do Conselho de Ministros, foram deliberados compromissos e ações concretas para enfrentar este problema.

A Axians desempenhou um papel importante neste ecossistema, desenvolvendo um instrumento de monitorização para a gestão da água no Algarve. Em colaboração com a Associação de Municípios do Algarve (AMAL), nosso cliente, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a empresa Águas do Algarve, a Axians desenvolveu um dashboard que permite a visualização e análise dos objetivos e compromissos de eficiência hídrica, fornecendo dados sobre o consumo da água na região. Essa ferramenta, desenvolvida na plataforma PowerBI, é essencial para uma gestão mais eficiente e informada dos recursos hídricos, permitindo uma decisão baseada em evidências e o acompanhamento contínuo do progresso.

O projeto teve fases distintas, desde a recolha de informação com periodicidade mensal das diversas Entidades Gestoras do Algarve, distribuídas pelos 16 Municípios, com recurso à Microsoft Logic App, até à disponibilização do dashboard final. Na componente tecnológica, recorremos também ao Data Factory para a parte ETL e para garantir o armazenamento da informação no Azure database, que conecta ao Microsoft Power BI para visualização do dashboard.

Este dashboard foi desenvolvido através do projeto «Adaptation with Knowledge, Climate Change», financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente.

A água é um recurso vital para a vida e o desenvolvimento sustentável. É essencial reconhecer a sua importância e adotar medidas proativas para protegê-la. Além das iniciativas governamentais e tecnológicas, é fundamental promover a consciencialização e a educação sobre a importância da conservação da água. Através de uma abordagem colaborativa e sustentável, podemos garantir a disponibilidade de água para as gerações futuras e a resiliência das nossas comunidades para enfrentarem os desafios de escassez.