Carrier Grade Security
Tenha redes seguras e conquiste a confiança dos seus utilizadores. Beneficie de soluções multi-vendor de Carrier Grade Security, totalmente tailor-made. A oferta da Axians adapta-se aos requisitos dos operadores e tem por base as normas específicas da indústria. Garantimos o sucesso da sua implementação devido à experiência e forte conhecimento dos principais fabricantes de IT e telecomunicações.
Em que consiste o Carrier Grade Security?
O grande número de utilizadores, o elevado débito, valor das informações transmitidas e imensidade de transações efetuadas nas redes exigem soluções resilientes a ataques.
As componentes de segurança são, por isso, uma funcionalidade e uma característica críticas das redes.
Com uma infraestrutura altamente fiável, disponível e redundante, as redes dos operadores funcionam como um escudo às ameaças externas.
É, por isso, uma componente transversal a qualquer tecnologia oferecida pela Axians aos seus clientes.
O Carrier Grade Security garante que os operadores beneficiam dos mais robustos mecanismos de proteção dentro das suas redes. Trata-se de recursos diferenciados que apresentam características peculiares face à segurança tradicional numa empresa.
Estas soluções de segurança são tailor-made, ou seja, adaptam-se aos desafios particulares de cada operador, e caracterizam-se por:
- Serem robustas, permitindo conter e mitigar eventuais ataques em massa numa rede de operador;
- Terem uma alta capacidade e resiliência;
- Suportarem um grande número de utilizadores, em simultâneo, a operar nas suas infraestruturas.
Com o Carrier Grade Security, os operadores mantêm a integridade das suas aplicações e serviços e, a segurança no perímetro das redes de telecomunicações.
Controlam os utilizadores que têm autorização para aceder a esse mesmo perímetro e configuram os diversos níveis de defesa – aumentando as restrições, de acordo com as necessidades de proteção.
Quais as nossas soluções de Proteção de Redes?
A solução da Axians oferece um conjunto de métodos de validação da identidade dos utilizadores que tentam aceder às redes – das mais elementares (mas não menos seguras), às soluções mais complexas, tais como:
- Credenciais (login e password);
- Biométricas e credenciais;
- Credenciais, biométricas e por tokens;
- Entre outras combinações.
Face ao grau de dependência dos operadores em relação à utilização segura e ininterrupta das suas redes, a solução de Carrier Grade Security da Axians protege as infraestruturas contra um conjunto de ameaças, sendo as mais comuns:
Distributed Denial-of-Service (DDoS)
Também chamado de ataque de negação de serviço, procura perturbar o tráfego normal da rede, sobrecarregando o sistema para além das suas capacidades; este modus operandi obriga a que haja um denial das redes quando se pretende aceder às mesas.
Spoofing
Neste tipo de ataque existe a simulação e falsificação de Endereços de Protocolo da Internet, ou seja, os atacantes usam o IP de um equipamento legítimo para conseguirem entrar e aceder às redes dos operadores.
Backdoor
Este é um recurso utilizado pelos atacantes para criar uma porta de acesso remoto às redes do operador; o ataque envolve a instalação de um programa que não foi autorizado pelo proprietário do sistema.
Ransomware
Este tipo de software nocivo restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio, para depois cobrar um resgate, por norma, em cripto moedas (que não são rastreáveis), para que o acesso possa ser restabelecido.