Plataforma de Experiência do Colaborador: como melhorar o Trabalho no Digital
Quando a pandemia da Covid-19 entrou no nosso quotidiano, os trabalhadores viram-se confrontados com uma nova realidade: o trabalho remoto. No início, muitos mostraram-se resistentes, mas com o passar do tempo – e com as vantagens do digital a emergirem – o teletrabalho foi ganhando adeptos. A Plataforma de Experiência do Colaborador vem oferecer a hipótese de melhorar a experiência do colaborador, antevendo, entre outras coisas, desafios.
Trabalho remoto: mais do que a distância física.
Desafios emergentes e inadiáveis.
As organizações estão, atualmente, cada vez mais equipadas para lidar com as ferramentas tecnológicas existentes no mercado!
Mas o que significa, afinal, a digitalização do trabalho para os seus colaboradores e equipas de Recursos Humanos? Como podemos garantir que a experiência dos trabalhadores com a tecnologia melhora a sua satisfação e a sua produtividade global?
Os benefícios da digitalização do trabalho são óbvios para a organização e para o trabalhador: mais produtividade, mais agilidade e um maior bem-estar.
Mas há o reverso da medalha. Quem gere pessoas tem novos desafios:
- Os grandes recrutadores tornaram as suas equipas mais globais – Atraem talento de alta qualidade em todo mundo;
- A adoção do trabalho remoto aumentou a distância física – Ocorre, por vezes, um decréscimo da lealdade à organização e torna-se difícil manter a cultura da empresa e a motivação das equipas;
- A rapidez com que novas ameaças sanitárias, económicas e geopolíticas surgem é cada vez maior – o contexto de negócio é agora mais global, volátil e competitivo. – que é agora mais global, volátil e competitivo;
- Há uma maior pressão para o aumento da produtividade.
Há uma clara urgência por reforçar a agilidade dos processos de Recursos Humanos.
A boa notícia é que a mesma evolução tecnológica que permitiu a rápida disseminação do trabalho remoto é também a que coloca nas mãos dos gestores ferramentas para endereçar estes desafios, repensando na forma de comunicar e tornando-se num catalisador da produtividade.
O Portal do colaborador como ferramenta de mudança
O Portal do colaborador ajuda líderes e gestores de Recursos Humanos a compreender e gerir melhor as suas equipas. A importância das ferramentas tradicionais de gestão de Recursos Humanos (ERP, Payroll, Workforce Management) é agora reforçada – mas é preciso mais.
O Gestor de Recursos Humanos precisa de se integrar no marketing organizacional e de ser um catalisador da resiliência organizacional.
Para isso, precisa de ferramentas de comunicação e automação que lhe permitam:
- Melhorar a imagem da organização enquanto recrutadora;
- Motivar, aculturar e melhorar o bem-estar dos colaboradores – seja qual for a sua localização;
- Melhorar a produtividade da empresa;
- Evitar tarefas rotineiras;
- Aumentar a agilidade dos processos de Recursos Humanos.
A Intranet ganhou inteligência e tornou-se no portal do colaborador: o local ideal para estreitar relações, aumentar o conhecimento e reforçar a colaboração.
A Intranet tem sido um repositório de informação, aplicações e documentação – mas o seu potencial é mais amplo. É imperativo que a Intranet se modernize, ganhe inteligência e se torne num instrumento valioso: um portal do colaborador.
A sua empresa está a beneficiar das últimas inovações de experiência do colaborador?
O portal do colaborador é uma versão mais moderna da Intranet, com foco na experiência do colaborador e na sua produtividade.
O que diferencia o portal do colaborador da Axians
Os seus colaboradores merecem mais do que uma simples rede social empresarial!
O Microsoft Sharepoint e o BindTuning são dois dos ingredientes fundamentais para criar um portal do colaborador eficaz e eficiente.
- A Microsoft introduziu inovações no Sharepoint, tornando-a na plataforma ideal para construir um portal do colaborador;
- Tem ainda a vantagem de já estar incluído nas subscrições Microsoft 365, já ativas na maioria das empresas;
- Em conjunto com o BindTuning, um produto de uma software house portuguesa, permite levar o conceito de portal de colaborador a um nível mais elevado.
Funcionalidades que o BindTuning acrescenta ao Sharepoint:
Vantagens de uma aliança entre comunicação e produtividade
Ao integrar o Microsoft Sharepoint e o BindTuning com o Microsoft Teams, este passa a ser o eixo de todo o trabalho: comunicações, aplicações, informação e processos.
O Portal de colaborador em Sharepoint funciona como o Backoffice, enquanto o Teams funciona como o frontend.
Uma aplicação corporativa é criada e instalada nos Teams dos colaboradores, atuando como entrada para o portal. Combina o mundo da comunicação com o da produtividade.
Deste modo é possível:
Ferramenta de gestão de conhecimento
- O motor de busca em linguagem natural do Sharepoint cataloga páginas e documentos, respeitando as suas permissões;
- As bases de dados de FAQ são geridas em listas, catalogadas e publicadas no portal do colaborador;
- Podem ser adicionados novos tipos de interação com os colaboradores.
Com recurso a assistentes virtuais:
- Os colaboradores dispõem de um canal de comunicação automatizado com os RH;
- Se o assistente virtual tiver dificuldade em encontrar a resposta à questão do colaborador, essa pode ser reencaminhada para a equipa de RH
- Ao responder, a equipa de RH está a alimentar, de modo automático, as FAQ do portal.
Viva Topics: o conhecimento acessível no fluxo de trabalho
O Microsoft VIVA Topics é uma nova peça da plataforma de experiência do colaborador. Permite inventariar e catalogar a informação residente no Office 365 e criar uma enciclopédia corporativa, com base em Inteligência Artificial.
Cada colaborador gasta entre uma a três horas semanais a pesquisar informação corporativa, segundo dados da Forrester. Este problema pode ser mitigado com a inteligência artificial do VIVA Topics que:
A enciclopédia corporativa pode ser mantida e atualizada por um conjunto de gestores de conhecimento ou, se a organização preferir, todos os colaboradores podem contribuir para o enriquecimento da enciclopédia.
Ferramentas para a gestão de RH Microsoft ViVA Insigths
A aplicação ViVA Insights é um assistente pessoal proativo e poderoso que pode:
- Estudar a forma como as equipas colaboram e gerem o seu tempo;
- Desenvolver planos de melhoria do bem-estar pessoal, de otimização de tempo e de produtividade;
- Fazer o papel de assistente pessoal para cada colaborador a partir do Microsoft Teams;
- Ser um assistente pessoal proativo e recomenda ações para aumentar a produtividade, fomentar melhores relações profissionais e proteger a nossa saúde mental;
- Colocar nas mãos dos gestores de Recursos Humanos capacidades a nível organizacional às quais nunca tiveram acesso.
Coloque-se as seguintes questões:
Se a sua organização usa o Microsoft Office365 como ferramenta de colaboração, os dados para responder a estas questões já existem.
O ViVA Insights:
- Recolhe estes dados;
- Anonimiza-os de forma segura em conformidade com as preocupações de privacidade;
- Expõe insights valiosos.
Com estes insights, a gestão pode adotar medidas conscientes e evitar a tempo situações extremas de stress profissional
Neste dashboard demonstra-se como se pode ajudar cada gestor a desenvolver competências de gestão de equipas através da incorporação das melhores práticas de gestão.
Torne a sua empresa e colaboradores mais satisfeitos e produtivos ao obter dados sobre:
- Hábitos de trabalho e colaboração entre equipas;
- Práticas de gestão;
- Equipas com sobrecarga de trabalho;
- Outros vetores de análise que permitem personalizar os relatórios e torná-los mais relevantes no seu contexto.
Pode enriquecer os relatórios com outras informações de negócio, o que permitirá tirar conclusões sobre a melhor forma de otimizar o tempo para maximizar o desempenho das equipas.
O Viva Insights tem dashboards personalizáveis e ferramentas que permitem ao colaborador medir e acompanhar o seu próprio estado de bem-estar.
Está a postos para conduzir a sua empresa para esta nova era de trabalho remoto?
A transformação digital do trabalho traz oportunidades e desafios para CEO e gestores. A Axians está empenhada em ajudar os clientes a fazer a transição para um local de trabalho 100% digital ou híbrido.
A Plataforma da Experiência do Colaborador pode ajudar os líderes e gestores de RH a preparar-se para as mudanças em curso – e futuras – ao melhorar a capacidade de:
- Tomada de decisões;
- Gestão do conhecimento;
- Comunicação dentro da sua organização.
Saiba mais sobre as aplicações avançadas de colaboração e como podem beneficiar o seu negócio.
A forma como colaboramos está a mudar. A sua organização está preparada para o futuro do trabalho digital?
O Portal do colaborador ajuda líderes e gestores de Recursos Humanos a compreender e gerir melhor as suas equipas.